quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Unidade IV atividade - 3 Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Unidade de Ensino: Escola Mun. Profª Maria do Socorro
Cursista: Sebastiana Salva Ferreira Araújo
Data: 20 de setembro de 2010.

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Falar de currículo não é tão simples quanto parece, pois este não se resume a disciplinas ou conteúdos a serem trabalhados a cada ano durante a vida escolar do aluno. Entende-se por Currículo como sendo um "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover selecionando tudo aquilo que é possível ensinar. O currículo é um plano pedagógico e institucional que orientar a aprendizagem dos alunos de forma sistemática.
As tecnologias podem ser inseridas ao currículo na execução de aulas através de projetos, onde o aluno ficará diante do desafio do século XXI. A escola deve proporcionar aos alunos aulas através de projetos voltados para atender a realidade do aluno utilizando os recursos no Laboratório de Informática, onde o aluno estará em contato com o computador, aprimorando seus conhecimentos, e se preparando para atender as necessidades do mundo atua.
Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos.
Por relacionar-se com o contexto em que vivemos, o currículo precisa ser inovado de modo que haja uma interação com as diversas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Atualmente verifica-se a falência do modelo autoritário de transmissão do conhecimento no processo educacional, por isso este deve atender as exigências do mundo moderno. Uma vez que a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário