quarta-feira, 23 de junho de 2010

Unidade 3_atividade 1_Análise, planejamento de aula com mateial digita

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Cursista: Sebastiana Salva Ferreira Araújo
Tutora: Deusiran de Sousa Barros Silva.
Turma:
Unidade 3 Atividade 1

Modalidade: Ensino Fundamental
Componente curricular: Língua Portuguesa e ciências naturais

PLANO DE AULA
Serie: 1° D
Disciplinas: Ciências, Língua português
Matemática e geografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
• Respeitar e valorizar todas as formas de vida;
• Perceber a relação de interdependência entre as espécies;
• Ampliar seu repertório de nomes de animais;
• Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita dos nomes desses animais;
• Organizar os nomes dentro de uma ordem alfabética.
• Estabelecer relações entre os diferentes nomes;
• Ampliar seu conhecimento acerca do alfabeto;
• Refletir sobre as diferenças sociais na África do Sul.
Duração das atividades
90 minutos
Conhecimentos prévios trabalhado pelo professor com os alunos;
Conhecer as diferenças sociais;
Valorizar o que temos;
Conhecer a ordem alfabética.
Ampliar o conhecimento em relação à fauna.
Estratégias e recursos da aula
A aula será estruturada da seguinte forma:
• Aula interativa.
• Vídeo retirado do (www.youtube.com)
• Produção de texto oral e escrita.
• Data Show
• Notebook
1º momento - O professor apresentou o vídeo - “Copa do mundo 2010, África do Sul”, com vários animais. O mesmo foi retirado do you tube, observando os animais daquela região (África do sul). http://www.youtube.com/watch?v=5R5fPJivjMw


Explorando nomes, alimentação, como vivem, a locomoção, pele etc.
Depois foi pedido aos alunos para criarem uma lista de nomes de animais que eles conhecessem que fosse silvestres ou domésticos.

No 2º momento escrevemos os nomes dos animais em ordem alfabética.
Em seguida a professora e os alunos brincaram de quem sabe fazer o som de cada animal.
3º Momento: os alunos assistiram a um vídeo: “Qual é o seu valor? Comparando a África do Sul e o Brasil. Pobreza X dinheiro” o mesmo também foi retirado do site you tube. http://www.youtube.com/watch?v=nhEMqFxBGu4


A professora tem como meta em todos os momentos da aula refletir a importância da relação homem-animal, homem no meio ambiente. Como também observar as desigualdades sociais e sofrimento daquele povo (África do Sul), em comparação com as pessoas do Brasil.

Recursos Complementares
A professora apresenta outros livros para os alunos mostrando e comentado alguns aspectos das desigualdades sociais aqui no Brasil, para que os mesmos possam enriquecer seus conhecimentos.
Trazendo também algumas características dos animais da nossa fauna e apresentando informações sobre os mesmos.

Avaliação
A professora estimula que os alunos se posicionem frente ao tema abordado, incentivando uma discussão acerca da preservação da espécie e da importância da fauna.
Observar a postura do estudante frente à escuta dos vídeos e também de história, assim como seu posicionamento crítico favorecendo a oralidade.
Observar os conhecimentos e estratégias utilizadas na leitura e quais as relações que eles estão estabelecendo entre a letra inicial e o nome de cada animal e se utilizam à organização alfabética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário