Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Cursista: Sebastiana salva ferreira Araujo
Tutora: Deusiran de Sousa Barros Silva.
Turma:
Unidade 2 – Internet, hipertexto e hipermídia
Atividade: 1- Navegando em hipertexto sobre hipertexto
Realmente é verdade quando o texto afirma que a internet teve um grande avanço quase como um tsunami, e com essa velocidade muitos sentem dificuldade em acompanhar tanta novidade.
O hipertexto é uma obra intitulada Revolução na comunicação que passa informações por meios de links navegáveis, ou seja, é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos sons e etc, cujo acesso se dá através de referências especificas denominadas hiperlink ou links e também é o termo que remete a um texto em forma digital ao qual agrega se outros conjuntos de informação na forma de bloco,textos entre outros.
O hipertexto apresenta algumas características como: intertextualidade, velocidade, interatividade, organização multilinear e etc. Outras vantagens dessa ferramenta é que impulsiona o aluno á pesquisa e a produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem e acontece de forma incidental e por descobertas, onde os indivíduos participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento. O hipertexto também traz como vantagens para a educação, a construção do conhecimento compartilhado.
A hipermídia é uma enciclopédia própria da internet, e a mesma facilita muito nossa compreensão.
Quanto à navegação, não encontrei tanta dificuldade.
Foi muito gratificante conhecer as novidades que o curso nos apresenta e com certeza acrescentou muito no meu conhecimento.
Os links me proporcionaram maior esclarecimento sobre o assunto o que facilitou minha navegação.
Unidade IV Atividade 3 Conceito de Curriculo
Há 14 anos
Realmente, colega o hipertexto traz muitas vantagens para a nossa prática pedagógica, pois envolve nossos alunos. É um ótimo recurso para o ensino aprendizagem. Sua definição foi objetiva. Parabéns!
ResponderExcluirRealmente a hipermidia facilita mesmo nossa compreensão em relação a um determinado estudo, vocábulo. Os links além de proporcionar esclarecimento sobre um assunto, uma vez conhecendo um texto nos desperta curiosidade em abri-los e ler.
ResponderExcluirConcordo com você onde cita que o aluno participa ativamente de um processo de aprendizagem, pois, ele no momento de sua pesquisa está aprendendo conceitos novos.
ResponderExcluirCurso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
ResponderExcluirCursista: Sebastiana salva ferreira Araujo
Tutora: Deusiran de Sousa Barros Silva.
Turma:
Unidade 2
Atividade: 4-
RELATÓRIO
A aula foi planejada para uma turma de alfabetização, tendo como objetivo principal trabalhar a consoante ( B), então usei a palavra chave (baleia)para enriquecer o conhecimento sobre esse animal, pesquisei no Google vários site e montei uns slide com gravuras e texto informativo, peso tamanho, formato do animal e o ambiente em que vive, como se alimenta, a importância da preservação etc.
Logo depois naveguei nos site dos 7 erros para que os aprendentes pudessem se divertir encontrando as diferenças.
Para a execução da aula precisei usar alguns recursos tecnológicos como: O computador, per drive, data show e máquina digital. A aula foi desenvolvida na sala de aula por que na escola não tem laboratório, mas os alunos ficaram bastante entusiasmados com as imagens e fizeram perguntas bastante criativas, em seguida se divertiram com os jogos dos 7 erros.
Tive algumas dificuldades em manusear o data show. Mas a internet não. Foi vantajoso para mim esse trabalho, pois contribuiu para aumentar meu conhecimento em relação à internet.